quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Primeiros Passos


Foto da Antiga Praça Nossa Senhora da Conceição na Sede (1989)


SEGUNDO A HISTÓRIA
: Banzaê (Sede) começou a ser povoada por volta de 1910. O pequeno vilarejo Banzaê, originado de viajantes e mercadores que saíam do estado de Sergipe com destinos as cidades do sertão baiano acabavam  descansando-se a beira de uma árvore chamada Pau–Ferro, originando-se ali em 1910 uma feira por nome Feira do Pau abastecendo para abastecer com seus produtos os moradores das redondezas.

Os primeiros moradores o Sr. Ricardo Ferreira um tropeiro mercador com seus familiares e o Sr. Vicente Gouveia um escravo alforriado e Zé Banzaê que residia na Fazenda Lagoa de Dentro que fica a 2 Km de distância da Vila e decidiu morar naquela localidade e assim formando o pequeno vilarejo, ele que foi dono da primeira Bodega da localidade, outras Bodegas foram depois construídas, do Sr. Arnaldo e do Sr. Vicente Gouveia. A primeira Padaria foi construída por Ana Dona Rita Alves de Oliveira.

Nessa feira reuniram pessoas dos povoados de Tamburil, Mirandela, Buracos (Povoado São João da Fortaleza), Retiro, Feirinha (Povoado Campo do Brito) e fazendas da região para a comercialização de produtos, a famosa Feira do Pau foi relembrada na 1ª Edição do Projeto Sexta na Praça em 24 de Abril de 2009.

Essa árvore, era grande e velha, tinha galhos com pontas de pau que cresciam horizontalmente e onde se colocavam sacolas e mercadorias para o típico comércio.

Com o crescimento e maior movimentação da referida feira, o Sr. Ricardo Ferreira construiu a primeira Casa da Vila. Ele era casado e tinha um grande número de filhos entre eles: Inácia Ferreira e Enéia Ferreira.

Por volta de 1918 a 1920, foi construída uma Capela pelos próprios moradores dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira oficial do município, e contrataram um escultor de santo da região, chamado Manoel Cinema, para esculpir em madeira uma belíssima imagem da santa.

O primeiro padre a frequentar a Capela foi o Padre Isidoro, homem conservador e rígido, que celebrava as missas para a população em estilo de língua latim. Ele  não permitia que as mulheres participassem das missas com roupas curtas, elas tinham que estar trajadas com respeito e tinham que usar véu sobre as cabeças, os homens tinham que estar vestidos de paletó e gravata para poder pegar no andor de Nossa Senhora da Conceição, e ao entrar na Capela tinham que retirar o chapéu da cabeça para reverenciar o altar e a imagem.

Pedro Militão

Outro morador ilustre da pequena Vila, foi o senhor Pedro Militão Teixeira que nasceu na Fazenda Retiro e veio morar na Vila com sua esposa Alice Dantas, chegando a Vila ele montou uma Bodega e uma Padaria, era um homem muito inteligente, sabia ler muito bem e com isso ganhou a confiança do povo na época, por ter sua residência na frente da Igreja ele passou a dirigir a religiosidade local, presidindo as Novenas e as rezas na Quaresma.

Ele foi responsável pela união da comunidade na construção do Cemitério local no ano de 1940 (ainda existente) e o primeiro a ser sepultado foi um jovem conhecido por Dodô, mas seu nome era Virgulino de Abedias, no local foi construída também uma Capela onde festejava o Dia de São Pedro e São Miguel.

Com a Capela deu início os Festejos de São Pedro que é realizado na Sede do município até os dias atuais com nome de Arraiá do Banza desde 1997, em 1989 a festa foi chamada de MICARAPEDRO, onde o forró tradicional animou a galera presente na festa com Trio Valneijós.

Como grande representante do lugar na época, ele recebia e hospedava em sua residência políticos, padres e autoridades.

Topônimo

Há duas versões sobre a etimologia do topônimo Banzaê. A primeira diz que é de origem indígena e significa "terra dos valentes". A segunda diz que vem do quimbundo e significa "aldeia".

Referências da publicação

Foram encontradas na Secretaria Municipal de Educação, no Livro Fragmentos de fé e vida do povo de Tamburil, livro este, escrito e lançado pelo vereador José Vanderlei Chaves Bitencourt em 19 de janeiro de 2011, e pelo Wikipédia. A foto é do Acervo da Câmara Municipal de Vereadores.

pesquisado por: Bruno Matos Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário